Magazine Luiza lança serviço de nuvem

O Magazine Luiza anunciou nesta terça-feira (11) o lançamento de uma divisão focada em computação e armazenamento de dados em nuvem, o Magalu Cloud. Em entrevista exclusiva ao LinkedIn Notícias, Christian Reis, diretor do Luizalabs (laboratório de inovação da varejista) e líder do Magalu Cloud, explicou que o objetivo é fornecer a clientes nacionais uma alternativa aos grandes provedores de nuvem internacionais como a AWS, que nasceu como uma subsidiária da Amazon.

A rede de servidores em nuvem do Magalu começou a ser construída em 2021 para sustentar as operações da própria empresa. O sistema de buscas do site e do aplicativo da loja virtual, por exemplo, foi executado sobre essa plataforma na última Black Friday, em novembro. Agora, a empresa começará a monetizar a capacidade excedente para pequenas e médias empresas como forme de diversificar fontes de receita. O Magalu iniciou as operações com dois pontos de presença no Brasil, o primeiro Data Center e em São Paulo e o segundo em Fortaleza no Ceara.

Para a empreendedora de varejo Mariana Mello Campos, o serviço de nuvem pode aumentar significativamente a receita e o lucro do Magazine Luiza. “Serviços em nuvem normalmente oferecem uma receita recorrente, o que pode estabilizar o fluxo de caixa da empresa. Outro ponto que considero relevante é o fato de que o mercado de cloud no Brasil está em expansão, com um grande potencial de crescimento”, afirma.