O Brasil precisa falar sobre semi condutores

Sim, você leu certo o titulo deste texto. O Brasil precisa e urgente falar sobre Semi condutores. Até pouco tempo atrás falava se pouco sobre este nome, o problema e que ele vem tendo maior importância em nossa atual sociedade como nunca e com a pandemia da Covid19 torno ainda mais evidente as diferenças e necessidade de investimentos…

Os semi condutores e utilizado em praticamente tudo, monitores, celulares, carros, geladeiras e etc.

Hoje, temos China, Taiwan e Coreia do Sul como lideres, que já foi EUA e Europa.

O Brasil já teve interesse de uma das maiores empresas de instalar uma fabrica no país, mas, não houve interesse dos governantes na época em apoiar com isenção de impostos e etc para a sua instalação e a mesma foi instalada na América Central.

Hoje, temos uma estatal que foi criada para criar e apoiar projetos sobre este assunto, mas, ela vive no negativo e nunca deu bons frutos. O atual governo colocou ela na lista para encerrar as operações, já que não existe interesse para venda ou concessão. Que fique claro, a maior parte das privatizações sou a favor. Mas, existe indústrias e investimentos que tem que ser gerenciado ou apoiado pelo governo se não, de fato, nada irar ocorrer.

Só para terem ideia o governo dos EUA aprovou um pacote de mais de 100 bilhões de dólares para apoiar novas fabricas, investimentos em pesquisa no país para empresas do seguimento. Ou seja, o estado esta injetando grana em uma área que pode ser estrategica e lucrativa.

E porque?

Lucro e empregos

Primeiro, esta indústria gera muitos empregos e trás muito recursos para o país. Temos que parar de pensar em exportar apenas “ferro e soja”, precisamos urgentemente zerar IPI, criar formas de voltarmos a sermos um país industrializado.

Segurança e inovação

Precisamos apoiar pesquisas e inovação no Brasil, isto irar ajudar a aumentar a segurança tecnológica do nosso país, já que boa parte das guerras atuais estão ocorrendo na internet. Quem aqui se lembra que foi identificado nos chip em servidores na AWS com tecnologia espia Chinesa?

Ou até mesmo, voltando um pouco mais no tempo a Petrobras sendo espionada pelos EUA?

O Brasil precisa criar sistemas e hardware nacional, tanto para uso e parar de enviar dinheiro para fora, como para exportarmos e termos mais segurança cibernética.

No meu ponto de vista a estatal deveria ser analisada o que tem de errado, são os diretos, funcionários, mudar tudo se for preciso, cortar torneira de corrupção e focar em investimentos, o estado manter até ter algo de qualidade e inovador saindo de lá, existe mecanismos de pesquisas juntas com outros países parceiros, criar novas tecnologias.