Se tem uma coisa que eu posso te recomendar hoje, é fazer o seu home server
Se tem uma coisa que eu posso te recomendar hoje, é fazer o seu home server.
Tem um pc antiguinho parado ai na sua casa? Mete um Ubuntu Server nele e seja feliz.
Um home server tem várias utilidades, pode servir como: media center, pra você ter serviços de streaming na faixa, file storage, pra tu guardar todos seus arquivos de maneira encriptada, servidor web, bloqueador de ads, automatização de casa, banco de dados, enfim, muita coisa!
Tudo isso pode ser feito facilmente seguindo tutoriais no youtube, desde como criar um USB bootavel com Ubuntu Server nele, até a instalação de um OSS de gerenciamento desse servidor.
Agora, se quiser expor esse server pra internet (para uma API por exemplo), você vai ter que aprender alguns conceitos de rede pra fazer certo e de forma segura, são eles: FIREWALL, NAT, DHCP (provavelmente esse vai te atrapalhar uma hora KKKK), PROTOCOLOS DA INTERNET (TCP/IP, SSH, HTTP, FTP), PORT FOWARDING e por que não é nada seguro usar só ele, TUNNELING e por que ele é a melhor opção e PROXY REVERSO já da pra começar a brincar.
Até mesmo se você é um usuário casual e não vai expor ao público, vale totalmente o esforço. Além de você ganhar tudo que eu mencionei no começo do post, caso venha a estudar os conceitos apresentados aqui, você também ganha conhecimento, que pra mim foi a maior motivação pra eu ter feito esse home server.
Por: