O IPv6 já representa mais da metade do tráfego em grandes redes globais
O IPv6 já representa mais da metade do tráfego em grandes redes globais, ISPs, Universidades e Cloud Providers. O Brasil ultrapassou 57% de adoção e se consolidou como uma das principais referências mundiais em implantação do protocolo, conforme mostra o website ipv6.la (Gracias Freddy Fernando Diaz por recomendar el sitio).
O que esses dados nos mostra?
Que enquanto muitos ainda discutem se devem implantar IPv6, diversos países já operam com a maior parte do tráfego em IPv6. Instituições que ainda ignoram IPv6 começam a ficar desconectadas da evolução da Internet.
O custo de ignorar o IPv6 já está sendo pago diariamente, mais complexidade, mais latência e menos inovação. Hoje manter uma rede em IPv4 supera o custo da transição para o IPv6 e me arrisco a dizer que talvez esse seja o maior erro estratégico de muitas organizações em 2026.
Ainda, o CGNAT se tornou uma forma de autossabotagem diária da Internet e não deveria mais receber investimentos estratégicos e cria um ciclo perigoso, muitas vezes invisível aos olhos de quem não está na operação técnica.
Portanto, continuar adiando a transição para o IPv6 não é mais uma decisão técnica, mas sim, um erro de decisão estratégica.
Por Henri Alves

Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.