Falta de planejamento das empresas quanto ao mercado Cloud

Hoje gostaria de comentar um pouco sobre uma noticia que li no portal Baguete sobre a saída do Burger King de uma infraestrutura multi cloud, para apenas um fornecedor no caso a Azure, na verdade não era uma noticia, mas, um publi editorial da empresa que vendeu a nova solução para a rede de fast food.

Esta saída do Multi Cloud tem que ser bem analisada para entender melhor. Comentando pelo ponto de vista de “fora”, da empresa. Fica claro que fizeram algo errado…

Quando digo errado, não e afirmando que a Azure e ruim, pelo contrario e uma boa empresa, apesar de nunca ter utilizado, sempre ouço falar bem. O fato e que a empresa estava em um Multi Cloud que e a melhor solução para uptime na atualidade. E porque sair?

A minha impressão que tenho e dois fatores. O primeiro, busca por reduzir custos, talvez o CEO/CFO e conselho estava pressionando a infra a reduzi custos, em contatos com a Azure e seus vendedores podem ter bolado um plano bem mais em conta do que a atual despesas e claro que seria de dois ou mais fornecedores para apenas um.

O segundo item pode ser equipe de infra/devs não acostumado com Multi Cloud, como diz um colega que gerencia infra, dev espreguiço. rs

Preferiu partir para uma infra única que consequentemente e bem mais fácil gerenciar e manter os sistemas rodando.

O grande problema aqui e que a empresa fica refém de um único fornecedor, seja em suas tecnologias, como também, em questão de estabilidade. A Azure cair ou ficar lenta, o que já ocorreu e ocorrerá com toda empresa de infra, o Burger King ficará fora do ar. Antes, utilizando Multi Cloud, estaria online na outra ponta/fornecedor.

E claro que toda empresa busca reduzir custo, mas, existe custos e custos. Não pode ser reduzido em infra! Existe tantas formas de reduzir custo em infra, sem perder a qualidade e estabilidade.

O fato e que o “Cloud computing”, ganhou tanta fama com a nuvem, e cresce todos os dias novos “Vendedores”, e nuvem que o investimento em marketing e tão pesado que a maior parte das empresas e Startups estão na nuvem sem precisar. Jogo por alto que 60% das empresas pagam caro em AWS, Google, Azure e Oracle sem precisar, uma VPS ou hospedagem de sites atenderia tranquilamente. Mas, seja pelo marketing ou pelas novas gerações de dev ter apreendido a usar estas infra apenas, elas pagam muito mais do que seria necessário.

Apenas para explicar, portaldocloud.net falando mal da nuvem? Não! Apenas comentando que boa parte não precisavam estar gastando a nota que gastão em infra nas “grandes”, big techs atualmente. Seja por covardia, falta de conhecimento ou apenas ganancia financeira mesmo. Lembro de um cliente que utilizava VPS em nossa empresa com 100% de UPTIME, atendendo clientes em vários países e tudo normal. Eles tinham VPS, Gerenciamento e painel pagando apenas R$ 1.600,00 por mês. Entrou um dev apaixonado por Google Cloud, fez a empresa migrar, já no primeiro mês o sócio diretor da empresa ficou doido a conta subiu para mais de 15 mil reais. hahaha

Importante lembrar que o dev saiu da empresa para outra maior e com um salário melhor, deixando a empresa com esta conta elevada na mão. :S

A empresa chamou consultores, falou com o Google, o máximo que conseguiram foi reduzir para 10 mil reais mês. Veja o tamanho da diferença?

E evidente que tem empresas que devem estar na nuvem, no Multi Cloud  e etc. Isto e inquestionável, como o caso da empresa citada no texto, a minha citação da não necessidade e de sites e sistemas pequenos.

As big tech tem crescido muito porque o capital para elas e praticamente ilimitado, com isto vai sim, melhorando os serviços e sistemas. E quanto mais pessoas e empresas usam elas, mais força da para terem monopólios e poder sobre seus clientes e o mercado, o que não vejo com bons olhos estas lideres, tem poder demais em suas mãos!