Estudo aponta principais motivos para uma Startup falir
Apenas quem empreende sabe o quão complicado é. No geral, as pessoas tem aquela visão de patrão rico, ruim e etc. Mas, esquece que na verdade uns 70% dos comércios são micro ou pequenas empresas, sendo a única fonte de renda também do dono. Claro também que existe pessoas ignorantes, abusivas, mas, comparar todos como iguais não faz nenhum sentido.
O fato e que empreender e muito arriscado, você coloca todo ou quase todo seu dinheiro em risco, se der errado, apenas você sofrerá as reais consequenciais como falta de dinheiro, dividas, descrédito e etc. Grande parte das empresas são abertas com dinheiro recebido do seguro desemprego, ou seja, a pessoa “aposta”, um dinheiro que seria sua segurança até conseguir outro emprego, para poder crescer, gerar outros empregos, criar oportunidades!
Se der certo e muito bom…
Mas, no geral, sabemos que o índice de fracasso e elevado.
Diante disto, gostaria de compartilhar um gráfico de uma pesquisa feita nos EUA sobre os maiores motivos que leva uma Startup a falir, isto e bem legal de entender para antes de abrirmos nossas empresas e Startups a ver se estamos preparado para evitar a maioria dos erros dos demais, que poderá aumentar o índice de sucesso do nosso projeto.
Ou seja não e melhor apreender com os erros dos outros, do que dos nossos erros?
O primeiro item e também mencionado muito aqui no Brasil pelo Sebrae a maior parte das empresas fecham por falta de capital de giro. Quem abre negocio e sempre otimista, mas, a realidade nem sempre e tão “boa”… Logo, temos que ser otimistas/realistas! Se é que existe isto. hahaha
Outro item muito comum é, ver alguém ganhando dinheiro e logo lançar uma empresa que faz o mesmo serviço, mas, do mesmo o mundo esta cheio. No geral, quem ganha dinheiro e quem cria algo novo, revoluciona, resolve problemas, otimiza processos!
Talvez você pode se perguntar ah, mas a pesquisa foi nos EUA a realidade BR e diferente. Ledo engano, o índice de mortalidade de empresas no Brasil e Estados Unidos e praticamente igual, com uns 5% no máximo de diferença. Logo, você praticamente tem a mesma chance de abrir uma empresa aqui ou em Miami e dar certo ou errado, tudo “depende”…