Em fim DDoS esta dando cadeia no Brasil

Para quem trabalha no mercado de hospedagem de sites, bancos, games, servidores, data center, cloud e provedores de internet, sabe muito bem a dor de cabeça que ataques DDoS causam em suas infraestruturas. Além da grande dor de cabeça, já que exige muito conhecimento, links, estrutura, roteadores, softwares e etc, um dos maiores problemas também e o financeiro. Já que ter “Anti DDoS”, tem um custo muito elevado, ainda mais no Brasil em que o custo da banda Mbps e bem salgado!

Mas, apesar de ser muito comum ataques DDoS raramente víamos alguém sendo prezo por tal pratica. Esta semana em um grupo do IX enviaram o link de uma matéria, que pode ser acessado clicando AQUI. A matéria cita um grande ataque DDoS que ocorreu em um ISP do Sul, mas, que desta vez não ficou impune. A policia civil com parceria com outros órgãos iniciou uma operação e teve busca e apreensão de equipamentos, além de um mandato de prisão.

Claro que existe ataques pequenos organizados por alguma pessoa com raiva, por exemplo jogador de Games, ou até concorrente atacando empresa para testar e etc. Mas, no geral e bem evidente que existe quadrilhas que vende ataques e também, vende a “proteção”, de ataques.

Lembro-me que até 2015 em nossa infra em São Paulo não tínhamos anti ddos, rodamos tranquilo, o Firewall da rede/data center segurava os ataques pequenos que ocorria e tudo fluia tranquilamente. Não tínhamos custos adicionais, rede operava 100% de UPTIME. Ai começou ofertas de proteção e logo após, ataques de 1Gbps e subindo e vale lembrar que em 2015 1Gbps era MUITA coisa.

Ai temos que partir para investimentos e urgente, como porta junto ao IX, roteadores mais potentes, profissionais para cuidar do BGP e etc. Logo, todo este custo e repassado aos clientes, mesmo que não imediato, com o passar dos anos, o custo dos serviços subiu por causa destes ataques.

Então, parabéns a policia civil pela operação, que demais empresas que recebem ataques, façam denuncias para que sejam identificados estas pessoas/empresas…