Demissões no mercado tech não para de crescer

Pouco antes da pandemia estava iniciando um processo complicado para as empresas, achar boa mão de obra qualificada para executar funções no mercado tech. Mas, com o inicio da pandemia e o home oficce e a enxurrada de capital no mercado fez acelerar o crescimento e capitalização das empresas Tech, big tech e Startups.

O que mais uma vez a corda sempre quebra para o lado mais fraco, as pequenas e medias empresas sofreu para contratar, principalmente devs, já que a media salarial subiu e a sua renda não. Além da dificuldade já que não parava de chegar propostas nos perfil do LinkedIn da vida dos dev. Ainda deve ter demanda, mas, caindo e eles devem pensar bem antes de aceitar, pode ser uma Startup sem caixa e sair do certo pelo duvidoso pode ser doloroso!

Segundo levantamento do Do Matt.

Saímos de 400k vagas abertas em Janeiro, passando por um pico de 477k em Abril para menos de 270k vagas abertas mapeadas na Indústria Tech na atualidade. Dessas, apenas pouco mais de 49k são para trabalho remoto, ou seja, ~18% das oportunidades, segundo o mapeamento da TrueUp. Forte dado. São 207k vagas menos, que somadas a 151k demissões, totalizam uma perda aproximada de 358k vagas diretamente ligadas a tecnologia.

É quase o equivalente a perder uma Apple (154k), um Google (156k) e um Facebook (83k) em apenas um ano. É muito mais brutal que parece ou noticiamos. Não é fácil monitorar vagas, pois elas também são utilizadas como cortina de fumaça pelas startups para desviar o foco do que de fato elas pretendem executar. Portanto temos uma certa quantidade vagas “fantasmas”, bem como de preenchidas. O retrato, porém, serve de alerta!