Datacom recebe credito de 30 milhões do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou financiamento no valor de R$ 30 milhões para o plano de inovação 2024-2025, voltado ao desenvolvimento de novos produtos de telecomunicações da Datacom, localizada em Eldorado do Sul, na região metropolitana de Porto Alegre.
Os recursos são provenientes do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações – BNDES Funttel – e representam cerca de 89% do projeto da Datacom, com valor total de R$ 33,7 milhões. O objetivo é ampliar a ação da empresa em mercados em que ela já está presente, bem como permitir a oferta de soluções de telecomunicações mais completas com tecnologia nacional.
O investimento será usado na contratação de quadros qualificados para pesquisa e desenvolvimento (P&D). A expectativa é que sejam criados 21 novos empregos, sendo oito em P&D. Com isso, a empresa passará a ter um quadro de 450 empregados, dos quais 103 dedicados à pesquisa. A empresa, fundada em 1998, tem uma fábrica com 3 mil m2 e capacidade de produção de mais de 30 mil equipamentos por mês. Investiu na criação de produtos com tecnologia própria e engenharia nacional. E possui quatro softwares registrados no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI).
“Os recursos serão muito importantes para viabilizar os investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos de redes”, disse Antonio Carlos T. Porto, presidente da Datacom….
Aporte como este diferente do que foi feito na Oi/Telemar são excelentes, ajuda de fato o país a crescer em frentes inovadoras e ajuda a indústria nacional. E como usuário de Switch Datacom em um rack, acredito que eles tem qualidade, pré venda e logística legal. O produto e bom, com este capital deverá poder fazer ainda mais. Agora, como citado no texto acima que já trabalham com software, porque eles não criam uma solução para roteamento nacional, estilo ao que o vyos faz? Não seria um caminho legal a seguir além dos já projetados?