ChatGPT escrito em Go, em vez de Python, consumiria 17 vezes menos energia

O estudo comparativo demonstra como certas operações da rede neural são muito mais rápidas no Go pelo fato de ser uma linguagem compilada, convertida diretamente para Assembly.

Estive em uma palestra do Elton Minetto no final de 2022 em que ele citava muito sobre a evolução do Go frente a outras linguagens, quantos recursos economizado para um turbilhão de tráfego ou requisições que APPs usando ele economizava.

No geral, todos tem apostado que a Miscrosoft com o Bing nestes casos tem disparado a frente do Google, seja na busca, inovação e terá menos impactos com custos. E de fato, tudo mostra isto. Mas, temos detalhes para analisar também, o Google foi pioneiro tem AI, com o LaMDA que foi digamos “pausado”, por ser avançado demais, sem controle e etc. Por outro lado, o Google e especialista em Go, seu buscado foi reescrito em menos de um ano para Go. Eles tem capacidade de alterar sua linguagem de programação do Bard e ter consumo/custo computacional menor em alguns meses. Tirando toda a grande diferença da Microsoft poderia ter frente a empresa. Aguardamos os próximos episódio deste duelo de gigantes!