Atendi um cara decepcionado com a Starlink Mini pois não batia 2 Mbps e ele estava em região rural

Atendi um cara decepcionado com a Starlink Mini pois não batia 2 Mbps e ele estava em região rural, sem qualquer obstrução na antena que enxergava céu limpo com todos os satélites. Perguntei:

– Eu: Ok, a visada para o satélite está desobstruída. Agora me conte onde está sua Starlink e onde está seu notebook.

– Cidadão : A Starlink está lá no teto e eu estou dentro de casa.

– Ayub: Ótimo. Você tem 550 km de visada desobstruída com um sinal vindo de satélites do espaço, mas obstruiu seu WiFi pelo telhado e lajes da sua casa até chegar no seu notebook, jogando todo o sinal fora nos últimos 10 metros.

– Cidadão: Putz, não imaginei que isso atrapalharia WiFi.

O leigo tem noção que Starlink não pode estar obstruída pois a empresa e a imprensa conseguiram educá-lo a respeito, mas acha que no WiFi não deveria fazer diferença. A própria Starlink foi incapaz de educá-lo a respeito disso e estava sendo mal avaliada por falta de conhecimento do cliente.

Até seus dedos segurando seu smartphone absorvem e atrapalham parte do sinal. Quase todos os problemas de performance de internet que você tem estão entre seu roteador WiFi e seu dispositivo pois esse trecho é um meio físico não confinado como no cabo, sujeito a interferências. Perde-se quase toda capacidade nesse pequeno trecho.

Se você quer ter boa performance vai ter que ligar por cabo sim seu computador, console ou Smart TV por cabo de rede até o roteador de sua casa ou escritório.

Por:

Deixe comentário