A revolução dos Centros de Dados Subaquáticos está ganhando força

A China mergulhou no futuro da computação, instalando unidades de armazenamento de dados na costa de Sanya, ao sul da ilha de Hainan.

Cada unidade processa mais de 4 milhões de imagens HD em 30 segundos, equivalente ao desempenho de cerca de 60.000 computadores normais. O futuro da computação está mergulhando nas águas, prometendo eficiência e sustentabilidade.

Os clientes também podem usar o centro como conjunto de recursos de backup em caso de desastres, modelo industrial, plataforma de construção inteligente e centro de computação inteligente, de acordo com seu construtor.

O equipamento principal do data center subaquático comercial, com vida útil projetada de 25 anos, foi instalado com sucesso no primeiro semestre de 2024.

Pesando 1.300 toneladas, aproximadamente o equivalente ao peso de 1.000 carros, o equipamento atingiu a profundidade de 35 metros após quase três horas de operações de submersão.

O centro conecta módulos a uma estação costeira usando cabos marítimos. Subsistemas como distribuição de energia, redes e equipamentos de monitoramento estão todos localizados dentro da estação costeira. A equipe pode ficar de olho nos módulos por meio de um sistema de monitoramento subaquático.

Como o data center está localizado no fundo do mar, a água do mar pode fornecer resfriamento natural para os módulos de dados. Embora consuma menos energia, água e área terrestre, o centro também tem os benefícios de maior densidade de poder computacional, melhor segurança e menor atraso de rede, de acordo com seu construtor.

O projeto do centro planeja implantar 100 módulos e, quando concluído, economizará 122 milhões de quilowatts-hora de eletricidade, 68 mil metros quadrados de terreno para construção e 105 mil toneladas métricas de água doce por ano, em comparação com um data center tradicional terrestre do mesmo tamanho.

O data center subaquático faz pleno uso do espaço subaquático, o que pode não apenas economizar a ocupação dos recursos terrestres, mas também ficar longe da área de atividades humanas, proporcionando um ambiente estável para o trabalho do servidor.

Por:

Deixe comentário