𝗥𝗲𝗹𝗮𝘁𝗼𝘀 𝗱𝗮 𝗠𝗪𝗖 𝟮𝟬𝟮𝟱 – 𝗗𝗶𝗮 𝟮

Inovação em Telecom não vem apenas das grandes empresas…
No post de ontem trouxe a inovação no setor de telecomunicações desenvolvida pelas grandes corporações, mas é inegável que o empreendedorismo e o ecossistema de startups desempenham um papel fundamental nesse avanço. E foi justamente nesse ambiente que passei grande parte do meu segundo dia no MWC 2025: nos dois pavilhões mais vibrantes do evento, os Halls 7 e 8, onde acontece o 𝟰𝗬𝗙𝗡 (𝗙𝗼𝘂𝗿 𝗬𝗲𝗮𝗿𝘀 𝗙𝗿𝗼𝗺 𝗡𝗼𝘄, ou 4 anos a partir de agora, em uma alusão ao futuro que poderemos viver daqui 4 anos).
O 4YFN é o espaço dedicado a startups no MWC, reunindo empreendedores, investidores e corporações em busca de novas soluções tecnológicas. Mais do que um espaço de exposição, é um ambiente de conexão e colaboração, com uma programação intensa de painéis, workshops, competições e oportunidades de networking. É lá que ideias ousadas ganham forma e encontram os recursos necessários para escalar.
Este ano, o tema do 4YFN é “𝗔𝗜 𝗫𝗟”, refletindo o papel exponencial da inteligência artificial na transformação de diversas indústrias. De soluções para saúde e biotecnologia a aplicações em sustentabilidade, conectividade e Indústria 4.0, a IA está cada vez mais presente no desenvolvimento de novas tecnologias. O evento também reforça a importância de conectar startups a investidores e grandes players do mercado para acelerar o crescimento dessas inovações.
Entre os destaques, vale mencionar o compromisso da SK Telecom, que, além do espaço principal no MWC (como mencionei ontem), montou um grande estande dentro do 4YFN exclusivamente para startups parceiras. Isso demonstra a visão inovadora da operadora, que investe ativamente no desenvolvimento de novas soluções e reforça seu posicionamento de estar sempre à frente do seu tempo.
E o Brasil? Está muito bem representado! A ApexBrasil marcou presença com um estande de startups nacionais apresentando seus cases e mostrando ao mundo o potencial da inovação brasileira. Além disso, para encerrar o dia, participei de um evento no espaço brasileiro no MWC, patrocinado pela SOFTEX e Brasil IT+, uma iniciativa voltada para promover empresas brasileiras de software no cenário global.
O segundo dia do MWC 2025 foi uma imersão na inovação que nasce do empreendedorismo, mas estamos na metade do evento e muito mais para acontecer, ver, aprender e idealizar. E amanhã tem mais, quando trarei minha percepção dos halls 5 e 6 que visitarei hoje! Fique ligado para o resumo do terceiro dia! 🚀
Por:
